Volta Redonda recebe, pela primeira vez, homenagem teatral a Euclides da Cunha
O espetáculo “Cantos de Euclides” integra a programação do I Encontro de Engenharia do Sul Fluminense, realizado pela UFF com apoio cultural da Prefeitura Municipal
A partir das 11 horas da manhã da próxima terça-feira (20), 30 artistas vão movimentar o principal centro comercial de Volta Redonda, durante os 40 minutos do espetáculo itinerante “Cantos de Euclides”, em homenagem aos 100 anos da morte do célebre autor de “Os Sertões”, Euclides da Cunha.
O espetáculo, que estreou este ano na FLIP (Festa Literária de Paraty), é realizado pelo ‘Coletivo Teatral Sala Preta’ em parceria com o Espaço Cultura Francisco de Assis França (ECFA). A encenação terá início no Teatro Gacemss II, com uma grande roda de maculelê. Através de ritmos populares como o maracatu, samba de roda, baião, moda de viola e ciranda, a peça se estende à Vila Santa Cecília, em frente ao Memorial Getúlio Vargas, Cine 9 de Abril e termina Praça Brasil para contar as fases da vida de Euclides como militar, engenheiro, arquiteto, jornalista e escritor.
A obra integra a programação do I Encontro de Engenharia do Sul Fluminense, que será realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda com apoio cultural da Prefeitura Municipal, cuja agenda homenageará Euclides da Cunha.
O espetáculo, apresentado pela primeira vez em Volta Redonda, além da FLIP, já passou por Cantagalo, cidade natal de Euclides, onde os atores acenderam a chama euclidiana em homenagem ao centenário da morte do escritor, e participou, no fim de setembro, da Semana Euclidiana, que aconteceu na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
A história, levada para a linguagem teatral pelos atores Danilo Nardelli, Bianco Marques e Rafael Crooz, é uma adaptação do livro “Quatro Cantos de Euclides”, do autor barramansense Thiago Cascabulho.
Mais informações sobre os grupos: http://www.salapreta.wordpress.com e http://www.ecfa.com.br.