O Coletivo Teatral Sala Preta apresentará dois espetáculos na UERJ

O projeto Zonas de Contato, coordenado pela Prof. Denise Espírito Santo, receberá o Coletivo Teatral Sala Preta na UERJ. O grupo de teatro de Barra Mansa apresentará dois espetáculos, intitulados “Devir” e “A noiva de Gonzagão”, nos dias 11 e 12 de agosto respectivamente e ambos às 19h30. O primeiro será apresentado no anexo da Concha Acústica e o segundo na entrada da UERJ (portão 1) com entrada franca.

O Coletivo Teatral Sala Preta foi fundado em 11 de janeiro de 2009, na cidade de Barra Mansa, no Estado do Rio de Janeiro. E foi constituído formalmente como associação sem fins lucrativos em 2011.  A primeira montagem apresentada foi O CASCUDO DOURADINHO com temporadas em Barra Mansa/RJ, Volta Redonda/RJ, na FLIP em Paraty/RJ, e participação no
Festival de Teatro de Resende, Festival de Teatro da Criança em Volta Redonda/RJ e esteve na programação da Red Ecuatoriana de Festivales, nas cidades de Quito, Manta e Guayaquil, no Equador.

Em Julho de 2009 estreou o espetáculo A NOIVA DE GONZAGÃO que foi originado da continuação dos estudos de rua após a montagem CANTOS DE EUCLIDES. Formado por 56 atores e músicos que percorreram as ruas de Paraty, na FLIP, contaram a história de Euclides da Cunha. A NOIVA DE GONZAGÃO integrou a programação da Red Ecuatoriana de Festivales, no
Equador, nas cidades de Manta, Guayaquil e na capital Quito em 2009. Em agosto de 2010 fizeram parte de um projeto denominado Revolta à Metade do Mundo da Corporación Humor y Vida, de Quito. Foi apresentado nas cidades de El Palmar e Chical, ambas na fronteira equatoriana com a Colômbia. Integrou também a programação da Tomada Urbana em 2009 e 2010 nos bairros 9 de  Abril e Vila Ursulino. Em 2011 apresentou na praça do Teatro Ziembinski na Tijuca, no Rio de Janeiro.

Dentre as diversas montagens do Sala Preta, A NOIVA DE GONZAGÃO é apresentado até os dias de hoje nas ruas das cidades fluminenses e do exterior. E o mais novo espetáculo do grupo é DEVIR que foi estreado no dia 16 de julho de 2011 no SESC de Barra Mansa. Além das apresentações, o grupo já levou oficinas de teatro, dança, bonecos, pernas de pau, artes visuais e projetos para comunidades influenciadas pela ação de forças armadas de guerrilha, na fronteira entre Equador e Colômbia.

DEVIR

Sinopse: A inspiração para o espetáculo veio no significado do próprio nome, um conceito filosófico que qualifica a mudança constante, a perenidade de algo ou alguém. A partir desta teoria, a performance discute o homem-medida, as origens humanas e as consequências de suas ações no mundo. Segundo Rafael Crooz, diretor do espetáculo, Devir é o laboratório de investigação prática e teórica das técnicas das ações físicas trabalhadas pelo diretor Eugênio Barba (Odin Teatret-Dinamarca). “A apresentação explora de forma imagética os devires humanos (homem, animal, divino e máquina) e suas interrelações”, ressalta.

Data: 11 de agosto de 2011, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Anexo da Concha Acústica
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO LIVRE

A NOIVA DE GONZAGÃO – Espetáculo que homenageia o compositor Luiz Gonzaga do Nascimento, o famoso “rei do baião”.

Sinopse: Inspirado no santo casamenteiro Santo Antônio, os atores do Sala Preta contam a história de uma noiva nada convencional, uma mulher fogosa, que no dia do seu casamento combina de fugir com o amante, mas na festa recebe a ilustre visita de um músico que diz ser o próprio Gonzagão (Luis Gonzaga do Nascimento). O grupo narra a história da noiva Maria e sua paixão pelo compositor nordestino, aproximando toda a popularidade das canções de grande sucesso com o público.

Data: 12 de agosto de 2011, sexta-feira
Horário: 19h30
Local: Entrada da UERJ, portão 1
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Duração: 30 minutos
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO LIVRE

Elenco: Rafael Crooz, Bianco Marques, Suzana Zana, Danilo Nardelli
Produção: Marcelo Bravo e Viviane Saar

Projeto Zonas de contato, ficha técnica:
Coordenação geral: Denise Espírito Santo
Alunos bolsistas: Rodney Wilbert, Luisa Espindola, Raquel Parente e Kézia Jacomo
Apoio produção: David Cunha
Contato e-mail: zonasdecontato@gmail.com

Apoios institucionais:

Instituto de Artes da UERJ
SR3
DECULT
Divisão de Teatros da UERJ
COART
Prefeitura da UERJ

Advertisements

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: