O que esperamos para a Cultura de Barra Mansa na próxima gestão

O Sala Preta realizou encontros com os candidatos a prefeitura de Barra Mansa para esta eleição de 2012. Aos candidatos foi entregue uma carta com o conteúdo que segue abaixo.

O registro em vídeo publicaremos em etapas aqui no site. Acompanhem e escolham o melhor candidato(a) para a Cultura de nossa cidade.

A/C

Sr. Prefeito José Renato Bruno Carvalho

Sr. Inês Pandeló

Sr. Jonas Marins

Prezado Senhores,

Apresentamos a seguir o que esperamos para a Cultura de Barra Mansa para a gestão 2013/2016.

A Associação Coletivo Teatral Sala Preta foi instituída em Barra Mansa por um regime estatutário assumindo alguns compromissos com os seguintes fins: lutar por meios de produção para a arte e cultura democratizada; dedicar-se à construção, estruturação, equipamento, aparelhamento, modernização e ampliação de espaços dedicados à: construção do conhecimento e do saber; e produção e difusão do elemento artístico e cultural. Desde de 2009 vemos o potencial criativo do fazer artístico como forma de desenvolvimento social e econômico. Portanto, durante seus quase 4 anos de atuação, utilizou diferentes ferramentas para cumprir com suas metas. Desde a elaboração, planejamento, produção, distribuição e exibição do bem cultural em diversas linguagens, como teatro de rua (Tomada Urbana), desfiles cívico-cênicos (Nasce Uma Cidade), performances (Efêmera), cinema (Cine TelaBrasil), filmes (O Perfume), internet (Rede Sul Fluminense de Cultura), música (Café Cachaça e Chorinho/Encontro de Corais), shows (Grito Rock/ECFA), ciranda (Teatro Nas Escolas), arquitetura (Tulhas do Café), artes visuais (Exposição Estação das Artes), leitura (Amiga Lata, Amigo Rio), cursos (Livre de Interpretação), workshops (Zonas de Contato-UERJ) até viagens (Equador), pesquisa de assuntos e objetos conhecidos ou desconhecidos de interesse público artístico e cultural (Política Cultural/Conselho Municipal de Cultura), trabalhando em rede como mais de 20 coletivos de criação e cerca de 600 artistas barra-mansenses, além de intercâmbios com grupos e artistas da Cidade do México, Rio de Janeiro, Quito, Paris e demais cidades fluminenses. Tomando meios técnicos e econômicos de produção necessários à prática dos espetáculos contemporâneos, quer para o pequeno público de El Palmar na fronteira equatoriana amazônica com a Colômbia, quer para as massas das feiras populares e festivais espalhados pelo interior fluminense, quer nos centros urbanos, na periferia como no assentamento de Paraíso de Cima, no campo como no distrito de Amparo ou nas florestas andinas de Chical, Equador.

O Sala Preta se solidificou como um coletivo criativo em 2009, no primeiro ano da atual gestão municipal, não contribuindo diretamente na elaboração de planos para a política cultural antes da divulgação do Plano Plurianual do governo municipal, apesar de ter exercido uma atuante e profícua participação dentro do CMC na gestão 2010/2011. Ao levar em consideração sua natural vocação sócio-artística, citada anteriormente com suas diversas frentes de trabalho, a Associação Coletivo Teatral Sala Preta vem por meio desta explanar aos candidatos à prefeito ou prefeita de Barra Mansa seus ideais para a política cultural, o desenvolvimento social e econômico, preservação da memória, da educação e do patrimônio barramansenses.

 1- Políticas Culturais

1.1 – Cumprimento das leis destinadas a regulação das políticas públicas culturais em âmbito federal, estadual e municipal:

1.    LEI MUNICIPAL  N° 2.539 – de Incentivo Fiscal;

2.    Lei Orgânica Municipal – LOM;

3.    Lei N° 12.343 de 8 de Novembro de 2010 (lei do Plano Nacional de Cultura);

4.     Constituição Federal brasileira de 1988;

1.2 – Aprovação e regulamentação da Lei do Conselho Municipal de Cultura, estabelecendo suas normas e diretrizes, elaborada pela sociedade civil organizada na III Conferência Livre de Cultura e encaminhada ao executivo e legislativo;

1.3 – Elaboração de editais de ocupação dos equipamentos culturais municipais visando a gestão compartilhada e alianças intersetoriais entre poder público e organizações do terceiro setor.

1.4 – Criação de editais e captação de recursos seja via inciativa privada, parceria com o Governo de Estado, FUNARTE, MinC, ou sejam outras fontes visando a restauração, equipação, estruturação, modernização e ampliação dos equipamentos culturais públicos (Tulhas do Café, Palácio Guapy/Museu da História de Barra Mansa/Biblioteca Municipal, Estação das Artes, Centro Cultural Fazenda da Posse, Parque Saudade, Auditórios das escolas municipais)

2 – Projetos Culturais

2.1 – Trabalhar em parceria para a realização do Projeto Nasce Uma Cidade em sua totalidade. Este projeto visa o resgate da identidade histórico-cultural de Barra Mansa no dia de seu aniversário de emancipação política e econômica, podendo atender milhares de crianças e jovens com oficinas de teatro, circo, dança, música, história local, além de incentivar a produção e circulação dos bens e serviços culturais dos coletivos de criação local.

2.2 – Firmar convênio com organizações do terceiro setor competentes para dar continuidade a iniciativas como o Projeto Teatro Nas Escolas, tendo em vista seu desenvolvimento, ampliação e profissionalização.

Tais pontos destacados corroboram com as incipientes movimentações culturais em torno da construção de políticas públicas para o setor por meio dos Fóruns e Conferências Municipais realizados nos últimos anos. Por isso acreditamos que tais compromissos devam ser assumidos pela chefia do executivo municipal para garantir o desenvolvimento dos bens culturais materiais e imateriais, por constituírem o maior ativo em uma sociedade.

O Sala Preta compromete-se em contribuir formalmente para o avanço das questões apresentadas, e consequentemente lograr êxito em seus objetivos positivados estatutariamente.

Na certeza que tais encaminhamentos serão apreciados com o respeito e merecido valor subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

COLETIVO TEATRAL SALA PRETA

Rafael Crooz

Presidente

————————————————————————–

VÍDEO 1

—————————————————————————

VÍDEO 2

—————————————————————————

VÍDEO 3

—————————————————————————

VÍDEO 4

—————————————————————————

VÍDEO 5

—————————————————————————
VÍDEO 6

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: